Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

 

Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS que decodificam informações de posicionamento, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade. Além disso, esses dispositivos também podem avaliar sinais provenientes de sensores do veículo, atuando sobre suas saídas e controlando sirene e luzes internas. Segundo informações da fabricante de rastreadores Suntech, o módulo GPS recebe as informações de latitude e longitude dos satélites em órbita terrestre, estas coordenadas são processadas dentro do equipamento que vai uni-las com as informações dos sensores do carro. Após esta formatação as informações são enviadas a central de monitoramento através da rede de telefonia, dependendo da área de cobertura da operadora utilizada. É importante ressaltar que a depender da qualidade do sinal de telefonia no local onde o carro está, o rastreamento pode ser prejudicado ou até mesmo pode não ser possível rastrear o carro. 

 

 

QUAIS SÃO AS TECNOLOGIAS MAIS USADAS?

 

A tecnologia GPS é a utilizada para identificação da posição, mas é necessário também o uso de um segundo tipo de tecnologia para enviar os dados gerados pelo GPS à rede de telecomunicação e depois ao servidor que realiza o gerenciamento do veículo. As tecnologias mais usadas no setor de rastreamento para este fim são radiofrequência, GSM (telefonia) e GPRS (telefonia + dados móveis), e de acordo com relatório da CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) a tecnologia de radiofrequência é a menos utilizada em dispositivos atuais. Desta forma, além do módulo GPS os dispositivos para rastreamento possuem também modem e antena GSM/GPRS para comunicação com a rede, bateria interna e, em alguns casos, sensor acelerômetro para identificar movimentação do veículo.

 

Segundo a empresa MAXTRACK as informações coletadas pelo dispositivo são enviadas a um servidor WEB através da rede GSM/GPRS em pacotes de dados. Para que as informações sejam recebidas pelo servidor WEB é necessário que o módulo se conecte a uma operadora GSM que encaminha os dados para o servidor configurado no módulo.  Além disso, é possível realizar comunição com o dispositivo utilizando a rede GSM com o envio de mensagens SMS via celular. Nesse sistema de comunicação, ele pode enviar as posições obtidas pelo dispositivo GPS, o status do equipamento (ligado/desligado), a qualidade do sinal da rede GPRS e do GPS como mensagens de texto para a central.

 

 

Fonte: MAXTRACK, Manual MXT 150+, 2012.

 

 

 

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 28, 2018

Please reload

Arquivo