4 benefícios da gestão de frotas

February 26, 2018

Seus veículos tem controle do consumo de combustível e de manutenção? Sabia que é possível reduzir os custos de operação e aumentar a segurança da sua frota controlando melhor as rotas, períodos de manutenção e tempo ocioso dos veículos?

Diante do cenário econômico atual e do mercado competitivo, mensurar dados operacionais para definir metas, avaliar o desempenho dos veículos e motoristas e reduzir desperdícios é um aspecto fundamental em qualquer negócio que envolva frotas automotivas.

Confira alguns benefícios do uso de softwares para gestão de frotas, que irão auxiliar a melhorar os resultados da empresa.

CONTROLE DA MANUTENÇÃO

 

Os softwares de gestão de frotas permitem o cadastro das manutenções realizadas com os veículos, peças trocadas, quilometragem no momento da manutenção fornecendo dados ao gestor para avaliar padrões de falha, prever necessidades de substituição de peças e saber o estado de conservação geral do veículo. Desta forma,  é possível ter uma maior previsibilidade dos custos, fazer um melhor planejamento da manutenção preventiva, preditiva e corretiva, reduzindo gastos com manutenção corretiva e desperdícios na compra de peças.

 

 

 

Um uso muito importante é para o controle da troca de pneus, garantindo que o veículo irá rodar sempre com pneus adequados, evitando acidentes e aumentando o rendimento do carro.

ECONOMIA COM COMBUSTÍVEL

 

O controle dos abastecimentos realizados, consumo médio de cada veículo e da frota, bem como custo médio do litro de combustível fornecem informações para o gestor avaliar os custos e reduzi-los.

O controle da manutenção, fazendo o veículo rodar sempre nas condições adequadas permite um maior rendimento do mesmo evitando o consumo excessivo de combustível. Além disso, o software de gestão de frota permite ao gestor obter dados do padrão de direção dos seus motoristas, verificando comportamentos que causam aumento do consumo. Assim, é possível notificar e treinar os motoristas sobre a melhor maneira de conduzir o veículo a fim de evitar desperdícios.

Além disso, através da gestão de frotas é possível planejar as rotas desenvolvidas durante a operação, garantindo, portanto, a otimização do processo.

 

 Fonte: Fonte: http://www.abcdoabc.com.br/

AVALIAÇÃO DOS MOTORISTAS

 

Os softwares de gestão e dispositivos de telemetria permitem avaliar informações do modo de condução do motorista, como freadas e acelerações bruscas, RPM do motor, velocidade média e máxima entre outros. Assim é possível verificar se o motorista está utilizando técnicas de direção defensiva, obedecendo a legislação de trânsito e ranqueá-los com base no seu modo de direção. Além disso, isso permite verificar quais motoristas precisam de treinamento adicional.

CONTROLE DE ROTAS

 

Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação e a fim de verificar se a mesma é a melhor forma de se chegar ao destino ou se há um caminho ótimo que poderia ser seguido. É possível também saber em tempo real onde está cada veículo, tempo da viagem e distância percorrida. Com essas informações o gestor consegue definir o custo por quilometro rodado, indicador importante para a avaliação de resultados e previsão de custos com novos roteiros.

A INTERAKT 

 

A Interakt – Smart Security oferece uma plataforma de gestão de frotas leves na qual é possível rastrear os seus veículos e gerar relatórios com as informações mais relevantes para o seu controle operacional. Desta forma, é possível otimizar o seu processo reduzindo os custos.

A solução proposta pela empresa foi premiada pela montadora Renault como uma das soluções de mobilidade mais promissoras do Brasil. Somos também reconhecidos pelo CREA/BA como a melhor a inovação de 2017.

 

 

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 28, 2018

Please reload

Arquivo