5 benefícios da otimização de rotas

March 20, 2018

O planejamento de rotas é uma das tarefas mais importantes de um gestor de frotas ou de logística, uma vez que está diretamente relacionado com a produtividade e eficiência da sua operação. A rota traçada precisa garantir que todos os clientes serão atendidos no horário especificado, com um uso adequado da capacidade dos veículos e com o menor percurso possível. Porém, como garantir que cada uma das variáveis envolvidas na operação logística serão otimizadas, de modo que aquela rota represente o melhor cenário operacional possível? Quando feita de maneira manual a roteirização torna-se um tarefa que consome tempo do gestor, baseando-se principalmente na sua experiência e bom senso. Entretanto, isto não garante que de fato a rota escolhida é a melhor. Para solucionar esse problema foram desenvolvidos sistemas de roteirização que permitem otimizar o percurso de maneira rápida e confiável. Aqui apresentamos alguns benefícios do uso desses sistemas.

 

1. RAPIDEZ NA CRIAÇÃO DO ROTEIRO

 

Os sistemas de roteirização permitem que o gestor criei diversas rotas e teste cenários diferentes de percursos em um tempo muito inferior ao tempo demandado para a criação manual de rotas. Desta forma, o gestor terá maior flexibilidade para a criação de roteiros, podendo modificá-los rapidamente em casos de mudanças operacionais como a adição de um novo cliente ou problema com a disponibilidade de um veículo. Em apenas poucos minutos o software pode calcular a melhor rota de acordo com as restrições apresentadas pelo gestor.

 2. ECONOMIA NOS CUSTOS OPERACIONAIS

 

Otimizar significa projetar algo novo com maior eficiência e menor custo, determinando a melhor configuração possível, no caso o roteiro.

O sistema de roteirização cria a menor rota para o conjunto de clientes a serem visitados, com base no horário em que a visita deve ocorrer e capacidade dos veículos disponíveis para a realização da visita. Desta forma, é possível reduzir o percurso do veículo resultando em um menor consumo de combustível e desgaste de peças do mesmo. Com isso o gestor conseguirá reduzir custos de manutenção e insumos. Além disso, o como o sistema considera a capacidade de carga do veículo ele também contribui para um aumento da eficiência.

 

 

 

3. AUMENTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

 

Um dos grandes problema enfrentados por gestores ocorre quando no momento da entrega ou coleta da carga o cliente não está disponível para o serviço e a carga retorno ao pátio. Assim a viagem fica perdida, aumentando os custos de entrega e causando a insatisfação do cliente.

Os sistemas de roteirização contribuem para uma melhor gestão das visitas, podendo usar como restrição os horários que cada cliente deve ser visitado a fim de garantir que no momento da visita o cliente esteja disponível. Com isso o índice de viagens sem sucesso é reduzido e a satisfação do cliente aumentada.

 

4. DIMENSIONAMENTO DA FROTA

 

Em alguns casos, a ineficiência da rota criada para a prestação dos serviços faz com o que gestor não perceba a sub utilização da capacidade dos seus veículos. Desta forma, tem uma visão equivocada sobre o dimensionamento da sua frota.

O sistema de roteirização apresenta a melhor solução para o gestor com base nos veículos disponíveis, mostrando a ele que é possível em alguns casos efetuar um maior número de viagens sem a necessidade de ampliar a sua frota. Uma vez que, a rota de viagem é otimizada o tempo de entregas é reduzido permitindo ao motorista ter mais tempo para visitar novos clientes.

Além disso, com o software é possível verificar como ficaria a rota com a inserção de um novo cliente para saber o impacto deste novo ponto de parada na operação, verificando de maneira mais precisa se a frota atual é capaz ou não de atender esta demanda.  

 

 

5. INDICADOR DE PERFORMANCE

 

O software de roteirização pode ser associado a uma plataforma de gestão de frotas para acompanhar a evolução dos indicadores operacionais, permitindo ao gestor uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, baseada em evidências numéricas e dados estatísticos e não apenas na sua experiência e bom senso.

A Interakt oferece uma solução plataforma de gestão de frotas na qual é possível rastrear os seus veículos e gerar relatórios com as informações mais relevantes para o seu controle operacional.

 

 

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

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