Benefícios da Torre de Gestão Logística

April 25, 2018

No cenário competitivo atual com mercados globalizados e integrados, produção just in time, necessidade de redução de estoques e de custos a complexidade das cadeias de suprimentos ampliou.

O movimento das empresas para mercados emergentes, a variedade de fornecedores e evolução das demandas do consumidores por produtos de qualidade com entrega imediata, em conjunto com as pressões de mercado para crescimento da margem de lucro tornam fundamental que as organizações tenham uma visibilidade completa do seu processo logístico.

O conceito, entretanto, não precisa ser aplicado somente a grandes operadores logísticos. Qualquer empresa que lide com transporte, deve ter o conhecimento e controle completo do funcionamento do seu processo para otimizá-lo e reduzir custos.

 

 

O QUE É A TORRE DE GESTÃO LOGÍSTICA?

 

A torre de gestão logística é uma solução de ponta a ponta da cadeia logística. Ela é uma plataforma central que captura e interconecta dados internos da empresa, seus fornecedores e clientes, organiza-os através de indicadores em tempo real de modo a criar uma visibilidade completa que permita a rápida tomada de decisão.

Desta forma, o gestor da cadeia de suprimentos possui uma visão holística de todos os elementos interconectados, com informações em tempo real, que mostram os eventos que estão ocorrendo na cadeia de suprimentos e os seus possíveis impactos na performance logística,  de modo que mudanças de planos podem ser desenvolvidas para atenuar esses eventos e seus impactos negativos.

A torre tem três pilares fundamentais, a análise, organização e visualização da informação:

 

- Análise – captura de dados, definição de KPIs e gerenciamento de performance para melhoria contínua;

 

- Organização – Definição de planejamento em casos de eventos que provoquem alteração do processo e modo de execução do plano;

 

- Visualização de dados – Dashboard e alertas em tempo real sobre a operação;

 

TORRE DE GESTÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE

 

No área específica de transportes a torre de gestão logística trabalha com alguns processos:

 

1. Otimização de rotas – definição das melhores rotas para a distribuição dos produtos ou visita à clientes.

 

2. Monitoramento dos veículos – rastreamento dos veículos usados para o transporte, para obter dados em tempo real da posição do veículo e status do serviço de entrega;

 

3. Gestão de eventos – Emissão de alertas e notificações sobre acontecimentos fora do planejado durante o transporte;

 

4. Auditoria – fechamento do serviço, verificação da cobrança feita e do diário de bordo;

 

5. Controle – Análise dos indicadores de produtividade da frota e do motorista para uma melhor visibilidade do processo.

BENEFÍCIOS DA TORRE

 

Ao informar em tempo real os principais KPIs associados a operação da empresa e alertas sobre eventos inesperados, a torre de controle logística permite que ações para soluções dos problemas sejam tomadas de maneira mais ágil, com indicação de quem é o responsável pela ação e em quanto tempo ela deve ser realizada.

A torre não é usada somente para dar visibilidade ao processo mas também, para a previsão de cenários com base em possíveis eventos fora do planejamento assim é possível:

 

- Mitigar riscos;

 

- Tomar decisões mais assertivas;

 

- Quantificar impacto de mudanças no planejamento;

 

- Analisar cenários alternativos;

A INTERAKT

 

Em sua consultoria personalizada a Interakt trabalha com o conceito de torre de controle logístico para fornecer aos seus clientes uma visão completa do estado do seu negócio e pontos de melhoria para contribuir para uma melhor gestão e redução de custos.

A empresa possui software de roteirização, bem como plataforma de monitoramento e gestão de frotas que permite visualizar veículos em tempo real, horários de visitas, duração das entregas entre outros dados.

 

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 28, 2018

Please reload

Arquivo