O Futuro da Mobilidade Corporativa e de Pessoas

August 3, 2018

O “Parar on the Road – Pocket” é um evento que reúne experts em gestão de frotas, mobilidade corporativa e inovação e traz temas que estão mudando o mundo da gestão de frotas e da mobilidade corporativa. No evento realizado no Hotel Mercure, Salvador, no dia 30/07, foram discutidos temas como: “Direção Segura - Uma cultura que salva vidas”, por Luiz Claudio Souza e “Ideias Inteligentes para empresas, pessoas e cidades”, por Victor Cavalcanti. O evento contou também com a participação de César Urnhani, apresentador do Auto Esporte que falou da importância de se fazer o que gosta na vida para encontrar propósito e ser bem sucedido.

 

 

 DIREÇÃO SEGURA - UMA CULTURA QUE SALVA VIDAS

 

Luiz Cláudio Souza representante do Fleet Mobility Brasil, apresentou sobre a necessidade de termos a segurança no trânsito e a direção defensiva como um valor e não prioridade por que, segundo ele, as nossas prioridades mudam enquanto que os nossos valores se mantém. O gestor de frota, nesse ponto tem papel fundamental pois, é através do seu trabalho que a cultura de segurança será implementada na empresa, garantindo o retorno do seu funcionário para casa no final do dia.

Hoje, o Brasil está entre os cinco países com morte no trânsito por 100 mil habitantes. São hoje aproximadamente 42 mil pessoas mortas por ano, 284 mil inválidos e R$36 bilhões em custos anuais relacionados à acidentes. Ainda, as principais causas identificadas para os acidentes são:

 

- Uso de celular;

- Dirigir sob o efeito de álcool;

- Excesso de velocidade;

 

Diante desse cenário, a conscientização dos motoristas, a utilização de políticas de frota, recursos humanos e também de tecnologias como a telemetria veicular, devem ser amplamente utilizados para educar e controlar os colaboradores. O gestor de frota deve promover a conscientização e engajamento da sua equipe através de uma liderança exemplar, sendo consistente e utilizando a tecnologia como aliada.

A Invepar por exemplo, conseguiu, através dessa implementação de cultura e ferramentas, reduzir o número de sinistros em 39%, custo com manutenção em 23% e o número de excessos de velocidade de 15000 para 36, demonstrando o sucesso que essa metodologia pode trazer em termos humanos e financeiros.

ARENA TECH: IDEIAS INTELIGENTES PARA EMPRESAS, PESSOAS E CIDADES

 

No segundo momento do evento, o Diretor Executivo da Interakt, Victor Cavalcanti, apresentou o painel Arena Tech: Ideias Inteligentes para empresas, pessoas e cidades.

 

O cenário atual da mobilidade aponta tendências como veículos elétricos, compartilhados e autônomos, segundo pesquisa realizada pela McKinsey Consultoria. Já de acordo com a Fórum Econômico Mundial o futuro da mobilidade deve ser focado em segurança, eficiência, inclusão e sustentabilidade.

Startups tem um papel importante para esse desenvolvimento na medida em que propões modelos de negócios disruptivos e desenvolvem novas tecnologias que permitem que essas diretrizes sejam transformadas em realidade. Nesse contexto, a Interakt atua como uma empresa especializada em melhoria e otimização de processos com tecnologia de ponta. Na área de logística, oferece software de monitoramento e roteirização, trazendo controle e economia para sua frota, colaborando para as diretrizes apontadas para a evolução da mobilidade.

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 28, 2018

Please reload

Arquivo