Cuidado nas Viagens de Final de Ano

December 13, 2018

O período de final de ano sempre é uma época bastante movimentada nas estradas brasileiras com pessoas viajando à turismo, para visitar parentes em feriados e também devido a um grande volume de mercadorias sendo transportadas nesse período. A atenção do motorista deve ser dobrada pois, as estradas movimentadas tornam-se muito perigosas, aumentando o número de acidentes.

 

De acordo com dados do Anuário CNT dos Transportes nos últimos dois anos mais de 185 mil acidentes envolveram o transporte rodoviário de carga. Além disso, de acordo com o Joint Cargo Comittee o Brasil é o 8º lugar no ranking de países mais perigosos para transporte de carga e de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga em São Paulo), o roubo de cargas foi responsável por cerca de R$ 1,574 bilhão em prejuízos em todo o país, em 2017.

 

Para que você tenha uma excelente viagem e chegue seguramente ao destino separamos algumas dicas e informações que você pode utilizar para se proteger e evitar acidentes.

 

 

PROTEJA-SE

 

1 - Durante a viagem realize paradas de refeição, abastecimento e descanso apenas em postos autorizados ou conhecidos;

 

2 - Evite dar caronas e fornecer informações sobre o seu itinerário para pessoas desconhecidas;

 

3 - Pernoite apenas em locais indicados pelo transportador;

 

4 - Fique atento às movimentações da estrada para perceber situações estranhas;

 

5 - Evite viajar à noite, viaje apenas nos horários indicados pelo transportador;

 

6 - Priorize estradas de boa qualidade e iluminadas, regiões de baixa luminosidade favorecem investidas de saqueadores e ladrões;

 

7 - Antes de reiniciar a viagem após uma pausa verifique as principais partes do caminhão e garanta a sua integridade para a viagem;

 

8 - Em caso de sinistro comunique imediatamente as pessoas responsáveis, seguradora e polícia.

 

 

EVITE ACIDENTES

 

Além de se proteger contra possíveis situações de roubo o motorista deve também evitar acidentes. Acidentes com veículos de carga são extremamente comuns nesse período e podem causar grandes prejuízos.

 

1 - Realize ultrapassagens seguras

 

No momento de uma ultrapassagem é preciso avaliar se a ultrapassagem no ponto é permitida, se há carros em sua direção e o comprimento do veículo a ser ultrapassado.

Nunca ultrapasse pela direita ou pelo acostamento. Sinalize que irá realizar o movimento de ultrapassagem e realize a manobra em velocidade segura.

Em caso de pista molhada ou chuva o cuidado deve ser ainda maior.

 

2 - Evite excesso de velocidade

 

O limite de velocidade da pista deve ser respeitado, ele visa garantir a segurança de todos na estrada, preservar o fluxo e a estrada.

Velocidades excessivas podem provocar instabilidade no veículo, reduzindo as chances do motorista conseguir desviar de obstáculos ou reagir a uma situação inesperada. O veículo terá maior chance de tombar ou capotar e pode ter dificuldade para a realização de curvas.

 

3 - Evite dirigir cansado

 

É fundamental garantir o cumprimento da Lei do Motorista que estabelece as condições mínimas de repouso do motorista.

Dirigir cansado reduz o reflexo e a capacidade de reação. Além disso, o motorista pode dormir no volante provocando um acidente.

 

4 - Não viaje com excesso de carga

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (2011), veículos que trabalham acima do peso indicado pelo fabricante pode ter um aumento de 30% nos custos com pneus e até 50% nos custos com combustível.

O excesso de peso sobre a estrutura do veículo reduz o desempenho dos pneus, suspensões, transmissão e freios podendo deixar o veículo mais suscetível a acidentes e aumentando o consumo de coumbustível. O tempo para a frenagem completa do veículo aumenta, a temperatura do pneu aumenta o que pode acarretar diminuição da vida útil e em último caso explosão.

 

5 - Mantenha distância segura

 

Entre um veículo e outro deve ser mantida uma distância segura para permitir a frenagem completa do veículo, evitando colisões em caso de frenagem brusca.

 

6 - Faça checklist completo do veículo

 

Item fundamental da lista é realizar a checagem completa do veículo e seus itens antes da partida. Os principais itens a serem verificados são:

 

- Óleo e filtro;

- Pneus;

- Suspensão;

- Baterias;

- Lâmpadas;

- Painel;

- Equipamentos de segurança;

 

7 - Proíbido beber e dirigir

 

Dirigir e beber é uma das principais causas de acidentes de trânsito. O motorista fica com reflexos reduzidos, incapaz de reagir colocando a vida de todos os demais motoristas em risco.

Há também o risco de multa e prisão dentro do estabelecido pela Lei Seca.

CONCLUSÃO

 

Para garantir a sua segurança durante as viagens de final de ano é preciso ser prudente. Dirigir com cuidado aumenta as chances de chegar seguramente ao seu destino final. Assumir riscos demasiados para acelerar a viagem pode causar acidentes e expor o motorista à situações de perigo na estrada.

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como funcionam os rastreadores veiculares?

January 19, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 28, 2018

Please reload

Arquivo