Case de Sucesso Interakt - Ônibus UFBA

March 21, 2019

Saiba como a adoção de uma solução de gestão e monitoramento da frota de ônibus ajudou a universidade a melhorar a qualidade do serviço interno de transporte estudantil quantificando os parâmetros de avaliação de qualidade do serviço pelo usuário.

O SERVIÇO DE ÔNIBUS

 

O BUZUFBA é o serviço de mobilidade gratuito inter-campi dos estudantes da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, o serviço conta com seis veículos  e  possui  seis roteiros: B1, B2, B3, B4, B5 e EXPRESSO.

 

Os ônibus são para uso exclusivo dos alunos matriculados na Universidade e tem como principal objetivo transportar alunos entre os campi e residência universitária, facilitando o seu deslocamento. Cada roteiro possui pontos específicos de parada e horários de saída e chegada pré definidos que são divulgados para os alunos para auxiliar o seu planejamento. A iniciativa foi muito bem vista pelos estudantes que estão se beneficiando de um transporte gratuito e direcionado para as suas necessidades específicas.

 

 

A fim de melhorar a qualidade do serviço prestado a Universidade realizou uma pesquisa de satisfação com os usuários do Buzufba e com base nos dados coletados do sistema de monitoramento e gestão conseguiu entender a causa dos problemas apresentados.

 

Alguns atributos avaliados na pesquisa de satisfação foram frequência de passagem pontualidade, tratamento dos funcionários, segurança, conforto no ponto de espera e na viagem. Assim, foi identificado que a frequência de passagem era o atributo mais crítico para os usuários e de acordo com o Professor do Departamento de Transportes, Jorge Ubirajara “o aplicativo permitiu identificar o por que disso”.

CONTROLE TOTAL DA OPERAÇÃO

 

“O aplicativo de monitoramento permitiu a gente observar na prática o quão realmente relevante é esse atributo. Então, a gente consegue observar que no ponto Reitoria que é o principal, um dos principais pontos de origem e destino como o pessoal respondeu, a frequência de passagem […] Então, a gente conseguiu pegar esses intervalos entre passagens ao longo de um dia inteiro e viu quanto isso é variável” pontuou Jorge.

 

Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação e a fim de verificar se a mesma é a melhor forma de se chegar ao destino ou se há um caminho ótimo que poderia ser seguido. É possível também saber em tempo real onde está cada veículo, tempo da viagem e distância percorrida.

 

As cercas virtuais marcadas em cada ponto de passagem do Buzufba permitiu aos gestores do serviço avaliar o horário de passagem nos pontos, duração das rotas, cumprimento do planejamento e intervalo entre a passagem de ônibus.

 

Ao informar em tempo real os principais KPIs associados a operação e alertas sobre eventos, o sistema de gestão permite que ações para soluções dos problemas sejam tomadas de maneira mais ágil.

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

 

Os dados permitiram então a quantificação dos parâmetros de avaliação de qualidade do usuário, auxiliando os gestores a entender os resultados da pesquisa de satisfação e a correlação entre os problemas encontradas. A variação da frequência de passagem observada e concentração dos ônibus em um único ponto em algumas partes do dia, por exemplo, impactam diretamente no conforto da viagem pois “se um ônibus passa atrás do outro, significa que um está lotado e o outro vazio. Então, você não distribui os passageiros dentro dos ônibus.”

CONCLUSÃO

 

O sistema de gestão implementado para o controle da frota de ônibus da Universidade Federal da Bahia ofereceu informações que permitiram o melhor entendimento do cenário de prestação do serviço interno para os estudantes e analisar possíveis melhorias a serem implementadas com base em dados quantitativos relacionados aos veículos. No área específica de transportes a gestão logística da operação oferece alguns benefícios:

 

1. Otimização de rotas – definição das melhores rotas para a realização de um serviço;

 

2. Monitoramento dos veículos – rastreamento dos veículos usados para o transporte, para obter dados em tempo real da posição do veículo e status do serviço;

 

3. Gestão de eventos – Emissão de alertas e notificações sobre acontecimentos fora do planejado durante o transporte;

 

4. Controle – Análise dos indicadores de produtividade da frota e do motorista para uma melhor visibilidade do processo.

A INTERAKT

 

A Interakt oferece uma plataforma de gestão de frotas na qual é possível rastrear os seus veículos e gerar relatórios com as informações mais relevantes para o seu controle operacional. Desta forma, é possível otimizar o seu processo reduzindo os custos.

 

Indicadores de gestão de frotas podem evidenciar custos que podem ser reduzidos e melhorias que irão contribuir para prolongar a vida útil da frota. O comparativo entre esses indicadores irá oferecer uma visão real sobre a qualidade dos processos da empresa e os seus resultados, permitindo um melhor alinhamento para tomada de decisões e desenvolvimento de novos processos.

 

Henrique Lima é Cofundador e Diretor Financeiro da Interakt com formação acadêmica na Universidade Federal da Bahia e University of Sheffield e experiência profissional na Bosch.

 

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